quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Vida: Passado, presente e futuro...




No seu livro Em busca de sentido, Viktor Frankl nos convida a refletir sobre o tempo vivido:

“Sem dúvida as pessoas tendem a ver apenas os campos desnudos da transitoriedade, mas ignoram e esquecem os celeiros repletos do passado, em que mantém guardada a colheita das suas vidas: as ações feitas, os amores amados e, não menos importantes, os sofrimentos enfrentados com coragem e dignidade.”


Quando nascemos carregamos apenas uma certeza: Nosso tempo é finito. Não há negociação acerca desse tempo. Prorrogação de prazo. Vivemos sem saber quando será nosso último suspiro. 

Infelizmente tentamos nos esquecer dessa verdade ineroxável. Postergamos tudo ou quase tudo com a infantil ilusão de que temos todo o tempo do mundo.

A vida se dá no presente. Temos passado e futuro, sem dúvida alguma, mas é no presente que podemos agir. O passsado pode ter deixado marcas duras, indeléveis, mas não devemos paralisar em função dessas marcas. Buscar auxílio profissional pode ser uma maneira de ancorar o futuro na esperança... Secando feridas, estancando sangramentos. Reparando as dores da alma, mas com a consciência de que não é possível um "novo passado", mas é possível um presente com menos angústia e dor. É possível um presente com alegrias, sorrisos, festejos e encantos. 

Viver é uma aventura incrível!!! Aventure-se!!!!


Crédito imagem: https://www.pexels.com , que disponibiliza para acesso público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário