Em agosto de 2022 finalizei uma especialização em Transtornos Alimentares na PUC-RIO. Um tema que venho estudando há alguns anos. Quando comecei a especialização não imaginava que viveria tempos tão difíceis na minha vida pessoal. Perdi pessoas queridas.
Trabalhar e estudar foram portos seguros que encontrei para atravessar o mar revolto daqueles tempos.
Por isso tornou-se tão importante transformar o trabalho final da especialização em um livro. Já era um sonho antigo... Um sonho sonhado por mim e, também, por minha mãe.
Freud diz que é preciso trabalhar o luto.... E foi o que eu fiz...
Quando escrevemos, ainda que em um texto acadêmico, deixamos "respingos" de nós por onde a caneta passa. Sim, ainda escrevo no modo tradicional... Faço anotações em pedaços de papel quando me vem uma ideia que parece boa para desenvolver. Faço registros em cadernos e também nos livros que leio para respaldar meu texto. Depois vou costurando tudo ... Pedacinho por pedacinho.
Dedico esse livro a minha avó materna, porque sempre esteve comigo. Especialmente quando sua filha, minha mãe, partiu tão precocemente. Ela me ensinou que nordeste e sudeste se encontram na estrada do coração. A ditância era apenas geográfica.
Esse livro fala da Hope, uma personagem que encarna várias meninas e mulheres que encontrei ao longo da vida. Tanto no espaço profissional, como no pessoal.
Mulheres e meninas que travaram batalhas internas para não sucumbir aos desafios de um ambiente de desalento.
A pressão sobre o corpo feminino ainda produz muito sofrimento. É doloroso acolher o relato de meninas que estão presas na ditadura de um corpo perfeito. É dor crua, dura, nua. É um desnudar a alma e fazer doer na carne a angústia de não se sentir feliz no corpo que habita.
É apenas um começo. Sinto que há muito mais histórias para contar. Minha mãe me queria escritora. Ah... as mães e seus olhares impregnados de desejos...
Me sinto grata por toda linhagem de mulheres que marcaram minha vida, mas especialmente a minha filha que modificou profundamente a minha existência. ❤
Nenhum comentário:
Postar um comentário