terça-feira, 14 de abril de 2020

Tempestades. Reais e imaginárias...


“Quando encaramos a tempestade, descobrimos que o abrigo somos nós. ”

(Grey’s Anatomy)




CONFESSO!!!!!! Sou fã da série Grey’s Anatomy!!! Psicólogos também têm suas paixões e algumas podem ser bem estranhas. Já vi a série toda, mas às vezes, escolho  algum episódio aleatoriamente para distrair... Dia desses, me deparei com a frase acima.

E estamos no meio de uma tempestade. Pelo menos é assim que eu sinto.... Um pouco à deriva, talvez, por isso o medo esteja rondando muitas pessoas. É um tempo bastante desconfortável, onde todos teremos que enfrentar medos diversos, alguns que estavam adormecidos, outros calados sob a força de muita pressão. O problema maior é que todos esses medos vão querer gritar ao mesmo tempo, vão querer encontrar abrigo. Muitas pessoas terão dificuldade em lidar com a angústia proveniente da tempestade...

É importante o autoconhecimento e a terapia ajuda nesse processo, saber quem somos, o que desejamos, para onde queremos ir, pode apontar caminhos mais seguros na hora em que a crise chega. Permite que tenhamos sabedoria para reconhecer os sinais que nossa alma envia.

É natural que tenhamos medo. Há uma ameaça real, estamos vivendo uma experiência absolutamente nova. Considerando o medo normal, há uma tendência a AÇÃO. Buscamos proteção contra a ameaça, sabemos quais recursos temos, sabemos quais são nossos pontos de fragilidade e é esse conhecimento que nos permite atravessar a crise. Permite nossa preservação.

Mas, há o medo patológico e esse se traduz em PARALISIA. Nesses casos, o sofrimento será vivenciado com uma intensidade muito maior, com uma tendência a exacerbar a angústia. E, diante disso, esse indivíduo estará mais vulnerável diante da tempestade, com possibilidades reduzidas de buscar abrigo e proteção. E o sofrimento o lança em uma sensação de desamparo e queda sem fim.

Quando uma pessoa se permite mergulhar na própria história, diante de uma crise ela pode começar a buscar o colete salva-vidas antes do barco virar e isso pode fazer uma diferença significativa na preservação da vida. No medo paralisante, muitas vezes, o afogamento se dá pelo embotamento da visão, não há confiança o bastante na capacidade de autoproteção.

Não precisa ser assim! Procure ajuda. Existem profissionais capacitados, que poderão acolher seu sofrimento, que poderão ajudá-lo a fazer a travessia. Não apenas dessa tempestade real, mas de todas que você vem atravessando e se machucando ao esbarrar nos escombros como um náufrago.  Permita-se. A vida é muito breve para você não viver com a intensidade e a beleza que está contida nela.

Essa tempestade vai passar. Todas passam. E todas deixam marcas. Algumas muito intensas e outras mais suaves. Não sabemos como essa irá acabar. E não sabemos quando vai acabar. Até lá, todos precisarão utilizar os recursos internos que dispõem para avançar e encontrar um porto seguro.

Em tempos de crise, para pessoas com pré-disposição a desenvolver algum transtorno psicológico o risco se acentua. É preciso ficar atento. Importante buscar alternativas para aliviar a tensão e é fundamental ter cuidado com uso de drogas, tanto as lícitas quanto as não lícitas. Para evitar o desenvolvimento de dependência.

Procure alternativas saudáveis para cuidar da sua saúde psíquica. Meditação pode ser um grande auxílio, bem como atividade física, cuidar de plantas, ler, assistir filmes ou séries, preparar uma refeição, organizar um armário, ligar para alguém de confiança, fazer um curso online (há várias plataformas disponibilizando conteúdos gratuitos). Mas entenda, são apenas sugestões, é preciso se identificar com algo que faça sentido para você. O importante é reagir.

No final de tudo, algumas pessoas perceberão que o abrigo esteve sempre mais perto do que pensavam. Porque estava dentro de cada um.

Se precisar de ajuda não hesite em acenar, pedir socorro, pedir colo, pedir um alento, um aconchego. Só não vale naufragar.

Por Mariangela Venas

8 comentários:

  1. Excelente!!!! Tempos difíceis mas precisamos buscar fontes de equilíbrio pra seguir em frente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E há sempre algo novo a ser feito! Como disse... só não podemos naufragar!
      Beijo

      Excluir
  2. Essa tempestade deixará muitos rastros, muita destruição. É preciso muita estabilidade emocional para atravessar tudo isso. Talvez tenha chegado o meu momento de buscar essa estabilidade.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma  essa tempestade deixará muitas marcas, mas acredito que não serão só marcas ruins. Tenha esperança que seja também um bom momento para as pessoas darem novos significados para a vida que estavam levando. Pensar em novas escolhas. Abraçar a vida!Tudo passa. Beijo

      Excluir
  3. Texto excelente! Nos momentos onde sentimos medo e dor emocional, nem sempre encontramos força para buscar ajuda. Examente como vc falou, queremos colo, atenção, alguém para conversar, mas, muitas vezes ficamos paralisados, com medo do inimigo invisível. Seu texto é extremamente motivador, de reflexão, ajuda a perceber que, muitas vezes, a solução está dentro de nós e, também que, devemos pedir socorro quando o sofrimento se tornar insustentável. Parabéns, obrigada por proporcionar esta leitura positiva, por ajudar os corações aflitos, principalmente, neste momento de pandemia que estamos vivendo. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço por palavras tão carinhosas!
      Tenho esperança de que tudo isso passará e que sairemos mais fortalecidos. É um momento oportuno para introspecção, para limparmos as sacolas pesadas que carregamos... cheias de medos, rancores, dores... É um tempo de purificação.
      Felicidades!

      Excluir
  4. AMEI o teu texto!!! Muito encorajador e cheio de esperança. Necessário, neste momento da caminhada! Parabéns!
    Esse convite para a busca de apoio terapêutico num momento de tamanho impacto emocional, é crucial. É um momento de um descortinar de muitas emoções, de encarar nossas sombras e nossa luz. Se fortalecer para reagir e não ser levado pela tempestade. Olhar para dentro, para seguir adiante. Buscar abrigo é fundamental! Obrigada pela escrita afetuosa. Um forte e caloroso abraço.

    ResponderExcluir
  5. Eu que agradeço seu comentário, sempre impregnado de carinho e encorajamento. Sempre me convocando a fazer mais e melhor! Uma abrigo seguro que encontro durante as tempestades!
    Obrigada, amiga!

    ResponderExcluir