terça-feira, 10 de novembro de 2020

Transtornos Alimentares: O corpo marcado pelo sofrimento.

 


Embora pareça tratar-se de um tema novo, os Transtornos Alimentares já são conhecidos desde os tempos dos jejuns das santas católicas no século XII. Na contemporaneidade, os casos de mulheres e meninas anoréxicas também aparecem como uma forma de dizer no corpo aquilo que aflige a alma.

Cada tempo traz a sua marca de desassossego, de inquietude. E, apesar das motivações diferentes dessas tantas mulheres séculos após séculos, é possível observar que há um mesmo padrão de comportamento: rigidez, perfeccionismo e profunda insatisfação. Prevalece o desejo de trazer no corpo a marca do sofrimento. 

É preciso dar voz ao que dói na alma, atravessar essa dor pode dar as mulheres a possibilidade de reconhecer no seu corpo um aliado para o prazer. Esse corpo que também é sua história, suas vivências, suas dores e encantos. Esse corpo que não precisa ser aprisionado em um ideal estético que muitas vezes nem é possível alcançar. 

Em uma sociedade onde todos devem ter a mesma forma, corre-se se o risco de perder a singularidade do ser....

Seja feliz no corpo que você habita.

Iniciarei uma série de pequenos textos sobre  Transtornos Alimentares, temática que tenho estudado com afinco desde 2011. Todos os textos serão primeiro apresentados no meu Instagram (@mariangelavenas)  e também no Instagram da - também - psicóloga Paula Penteado (@paulapsipenteado), com quem estou estabelecendo uma parceria de estudos e futuros trabalhos. 

Por Mariangela Venas

Nenhum comentário:

Postar um comentário