segunda-feira, 6 de abril de 2020

Tempo, tempo, tempo... vou te fazer um pedido...


Eu estava nas Serras Catarinenses (2019), visitando uma vinícola e enquanto o guia contava entusiasmado a história da belíssima construção, em dado momento me dei conta que minha escuta ficou presa em uma frase mencionada logo no início da visitação: Três meses antes da inauguração o dono e idealizador do projeto faleceu....

O idealizador do projeto apreciava muito vinhos e arte. Sonhava em se aposentar para dedicar-se a essas duas paixões. E, assim, após aposentadoria deu-se início a plantação e a construção do prédio que abrigaria a sede da Vinícola. Mas ele não brindou com a primeira safra de sua produção de vinhos!!! Essa informação gerou um impacto grande em mim.

Tenho constatado que muitas pessoas vivem como se o tempo não fosse finito. É sempre: quando a casa ficar pronta, quando concluir a faculdade, quando o filho nascer, quando o filho crescer, quando estiver no emprego tal, quando eu me aposentar, quando eu emagrecer, se eu ganhar um aumento, se eu casar, se eu conquistar minha independência. Vidas e vidas projetadas sobre um tempo que é finito, mas pensado como infinito. Ingenuidade? Talvez...

Temos muita dificuldade para falar sobre finitude, para aceitar que temos um tempo determinado e que a cada dia é menos um dia nessa “conta” que nos é aberta no dia em que nascemos. Não temos senha ou conhecimento acerca do número de dias depositados. Como crianças, teimamos em acreditar, que se não falarmos sobre o bicho papão ou o velho do saco eles não aparecerão. Para as crianças serve como uma doce ilusão. Mas para os adultos pode ser uma dose amarga gotejando na garganta.... Porque essa atitude embota nossa capacidade de viajar apreciando a vista e usufruindo tudo o que há nas paradas, nas estações visitadas.  Apenas seguimos apostando no futuro, onde tudo será possível fazer. Mas na hora derradeira nos deparamos com o fim sobre o qual era "obsceno' falar, sobre o fim que estava a nos espreitar dia após dia.

Voltando à vinícola... é perceptível ao visitá-la que seu idealizador deixou sua marca no empreendimento, a escolha do nome, objetos que compõem a belíssima sede, peças bonitas que falam do seu apreço pela arte. Quanto aos vinhos, não conheço profundamente o assunto, mas gostei do que experimentei e alguns são reconhecidos internacionalmente. Ao que parece, o sucesso chegou...

Não quero estabelecer juízo de valor em relação aos motivos pelos quais ele esperou a aposentadoria, minha intenção é apenas chamar atenção para o fato de que não devemos viver a vida sob a tirania do se ou quando. Vamos fazer escolhas que nos possibilitem a felicidade ao longo da travessia. A vida se dá também em pequenos e significativos momentos. Aprecie a vista, não negocie com o tempo, se joga nessa experiência incrível que é viver!



Tempo, tempo, tempo... Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos... 
É possível fazer um acordo contigo?

 
Inspiração para esse texto: Oração ao tempo composição de Caetano Veloso, na interpretação perfeita de Maria Bethânia. Aprecie sem moderação:


Por Mariangela Venas

5 comentários:

  1. Mari, querida, belas reflexões!!! Como disse Gonzaguinha, "o melhor lugar do mundo é aqui e agora", mas na sociedade neurótica e capitalista em que vivemos, somos levados a ser coelhos atrás da cenoura, cães perseguindo a raposa. Ir contra essa maré é arriscar ser tachado de pouco ambicioso ou preguiçoso, para falar o mínimo. O idealizador desta vinícola, como muitos de nós, deixou o seu ideal para depois da aposentadoria. Deixou o prazer e o gozo para um momento posterior e foi engolido pela vida ou pela morte... interessante você trazer a história dele para mostrar aos que te leem que o tempo não espera. Com 30 anos de trabalho e dedicação a essa tarefa, não tenho projetos para depois da aposentadoria, mas quero crer e fazer crer que há vida boa depois dela. É essa a minha motivação... não deixo nada pra depois só peço anos e vida plena depois dela porque não é justo se viver apenas para o trabalho, eu acho. Obrigada pela oportunidade de trocar um pouco com você. Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu! Seu comentário é um perfeito complemento ao texto! Muito bom poder trocar ideias, a minha pretensão com esses textos é provocar reflexões acerca da vida... beijo

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de texto, minha amiga querida. Parabéns pela brilhante reflexão. Me remeteu a pensar que "o tempo é aquilo que fazemos com ele". O tempo está de fato em nossas mãos. O nosso grande desafio é não deixar o tempo escorrer de nossas mãos, afinal o amanhã pode não existir e o ontem já passou. Que possamos viver o hoje! Brindemos hoje, no momento presente, com o que temos e com o que já somos. Bjssss

    ResponderExcluir
  4. É isso! Vamos celebrar a vida no momento presente, com o coração cheio de sonhos, mas os pés fincados no chão. Apreciando a vista, curtindo a paisagem... Vivendo com as dores e alegrias que fazem parte da trajetória. Forte e carinhoso abraço

    ResponderExcluir