terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Perda de Controle X Mecanismos Compensatórios = Ilusão do corpo perfeito.


 De acordo com o Dicionário Online de Português, temos a seguinte definição para Bulimia:

Substantivo feminino

Distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão excessiva de alimentos, pelo aumento exagerado de apetite e pelo sentimento de descontrole alimentar; as pessoas com bulimia comem em excesso e, geralmente após as refeições, induzem o vômito.

Essas pessoas podem – também – fazer uso de laxantes ou uma prática excessiva de exercícios físicos para aliviar o “peso” da ingestão descontrolada de alimentos. Na maioria das vezes, o apetite exagerado se dá por alimentos altamente calóricos. E a ideia é de compensar o comer demasiado com ações que possam diminuir ou impedir a absorção das calorias presentes no alimento.

O sujeito acometido desse Transtorno Alimentar nutre a fantasia de que, ao eliminar imediatamente o alimento consumido não haverá ganho de peso.  

É um transtorno de causa multifatorial. Há uma maior prevalência entre as mulheres e pode aparecer em todas as classes sociais. Há uma preocupação excessiva com a imagem corporal. Algumas profissões onde há uma acentuada valorização da estética podem favorecer o desenvolvimento e/ou agravamento dessa patologia.

O Tratamento deverá ser com uma equipe multidisciplinar. No campo da Psicologia, é fundamental entender qual é a emoção que está atrelada ao ato de comer compulsivamente. Quem sabe, uma falha no processo de desenvolvimento do psiquismo, ocorrido lá na infância seja o elemento que impulsiona o comportamento atual. Vivenciou um sofrimento em um estágio inicial da vida em que – ainda - não tinha recursos internos para digerir.... 

Busque ajuda se você observar que tem episódios recorrentes de alta ingestão alimentar, associados a mecanismos de eliminação, bem como sensação de perda de controle e culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário