terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Da série: Livros!!!! Leitura!!! Conhecimento! Transformação! Liberdade!



A leitura revolucionou minha vida. Foi minha mãe quem me falou sobre a importância de gostar de ler. Na verdade, ela me falou da necessidade dos livros para o enriquecimento da alma: rir, chorar, desejar, amar, odiar, sonhar é uma maneira de entrar em contato com as próprias emoções e praticar o autoconhecimento. Creio que não seja mera coincidência que Livros e Leitura tenham a mesma inicial de LIBERDADE!!!!

Por um ano repleto de livros, com muitas palavras. 

FELIZ 2020!!!! 


Fascinante história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. Inserido em um contexto histórico importante na formação do povo brasileiro e narrado de uma maneira original e pungente, na qual os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens. Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, é um belo romance histórico, de leitura voraz, que prende a atenção do leitor da primeira à última página. Uma saga brasileira que poderia ser comparada ao clássico norte-americano sobre a escravidão, Raízes.


3 comentários:

  1. Que lindo presente você ganhou de sua mãe, um presente para toda a sua vida. Ela sabia que assim, você conquistaria a liberdade, voaria com as asas do pensamento ao encontro do conhecimento, transformação e coragem para recomeços a cada dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No exercício do meu ofício tenho ouvido histórias incríveis de superação e resistência, por isso, tenho me sentido à vontade para falar um pouco da minha própria história. Especialmente falar do grande recomeço ao ficar sem ela...
      Abraço

      Excluir
  2. O maior legado que sua mãe poderia deixar para você, uma herança que você levará para toda a sua vida.
    A leitura liberta, nos torna mais humanos.
    Mais um livro para a lista dos que "preciso ler"
    Obrigada, obrigada e obrigada!

    ResponderExcluir