terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Da série: Livros!!!! Leitura!!! Conhecimento! Transformação! Liberdade!


Devo assumir que Jean Paul Sartre foi um primeiro e grande amor... Na verdade, eu já flertava com a Filosofia desde o Ensino Médio. Estávamos ainda respirando os primeiros anos de liberdade, não éramos mais um país vivendo na ditadura. 

O colégio para o qual eu fui transferida tinha aulas de Filosofia. Era impossível não amar!  Mesmo sendo bastante tímida, era a aula que eu me via rodeada de colegas, muitos me pedindo para eu explicar a matéria, ajudar nos trabalhos! Tudo me encantava! Em especial a Filosofia, mas também aquela novidade de deixar a timidez de lado...

Na faculdade de Psicologia houve um aprofundamento dos conhecimentos de Filosofia. E, desde então, Sartre me conquistou: a ideia de que somos prisioneiros da nossa liberdade é sedutora. Somos responsáveis por nossas escolhas. Não podemos nos esquecer da nossa responsabilidade perante o mundo.

Meu desejo com cidadã e Psicóloga é que cada pessoa possa trilhar da melhor maneira possível Os Caminhos da Liberdade...

Por um mundo com muitos livros e repletos de palavras! Sempre!



Le sursis é um romance de 1947, escrito por Jean-Paul Sartre, constituindo a segunda parte da trilogia 
Os Caminhos da Liberdade (Les Chemins de la liberté).
Os acontecimentos nas vidas de diversas pessoas na Europa se entrecruzam, 
enquanto o continente se consome na angústia da inevitabilidade da guerra.
Os personagens de “A Idade da Razão” reaparecem, agora com a certeza de não poder mais sonhar
 com liberdade individual, devido à guerra iminente.

5 comentários:

  1. Nada como um bom livro para nos transportar um pouco para novas idéias e lugares!

    ResponderExcluir
  2. Liberdade individual nos libera para a liberdade global, acredito eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que quando me permito ser livre posso entender e acolher o desejo de liberdade de quem caminha comigo... Ser livre é também libertar...
      Abraço

      Excluir
  3. Vai para a lista dos livros que quero ler... e quem sabe fazer até uma roda de leitura. Ler para ser livre! Abraço forte!

    ResponderExcluir