quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Da série: Livros!!!! Leitura!!! Conhecimento! Transformação! Liberdade!

Na semana passada, o tenebroso tema do holocausto ficou em evidência. Foi assustador. Como alguém pode usar como referência em um pronunciamento para a Nação um período tão cruel da História?

Talvez possamos esquecer as questões politico-partidárias, mas não podemos esquecer que apologia ao Nazismo é considerada crime no Brasil.

Como estou dedicando as postagens desse mês à importância da leitura, apresento um trecho do livro Baú de Lágrimas:

"Estou determinada a colocar tudo no papel para aqueles que não sabem ou se recusam a acreditar na verdadeira história do que aconteceu. Não sobraram muitos de nós que conheceram esses tempos horríveis, e devemos passar o conhecimento para aqueles que devem saber da verdadeira história de todos os horrores. Se silenciarmos e não falarmos agora do que aconteceu antes, poderia certamente voltar a acontecer."

Difícil escrever algo mais... Reverbera uma dor no peito difícil de traduzir nesse momento...




Baú de lágrimas: o diário secreto do holocausto é um impressionante testemunho narrado por Nonna Bannister, uma mulher russo-americana que viu e sobreviveu a indescritíveis atrocidades quando era jovem. Por meio século, manteve sua história em segredo, enquanto levava uma vida normal e tranquila. Ela trancou todas as suas fotos, documentos, diários e as sombrias lembranças da Segunda Guerra Mundial em um baú. Mas, no final de sua vida, Nonna destrancou esse baú: primeiro para si mesma; em seguida, para seu marido, e depois para o resto do mundo.A história de Nonna é de sofrimento, tortura e morte, mas também de inacreditáveis atos de generosidade, que demonstram o último triunfo da fé e do amor sobre o desespero e as crueldades. Baú de lágrimas reproduz uma tragédia, mas incorpora elementos de perdão, coragem e esperança.

3 comentários:

  1. Que linda história, um registro concreto de superação. Valeu a dica para leitura e reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada!!! O livro é muito interessante! Bj

    ResponderExcluir
  3. Que história belíssima! Acabei de encomendar, já vi que vai se tornar forte candidato para as sessões de biblioterapia. Agradeço a indicação. Abraço!

    ResponderExcluir